Número de mortos em incêndio em boate em Santa Maria chega a 245

0
Posted 27/01/2013 by Clamor da Universal in Noticias
O major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello, durante coletiva à imprensa, no ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM), confirmou a morte de 245 pessoas no incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada deste domingo.

Todos os corpos foram retirados da boate e a identificação prévia das vítimas foi concluída.

Segundo Bastianello, o número de feridos hospitalizados na cidade é de 48 pessoas. As autoridades ainda não têm como precisar o estado de saúde de todos.(Ronald Mendes/Agencia RBS)

Os corpos estão no ginásio do CDM. Outras seis vítimas que não resistiram e morreram nos hospitais da cidade devem ser encaminhadas ao ginásio. Os familiares serão levados até as vítimas por ordem de chegada.

— Após essa identificação, o corpo será liberado para aquele familiar depois de um procedimento padrão e os corpos deverão ser levados para sepultamento — afirmou Bastianello.

Os familiares devem procurar a entrada do CDM no cruzamento das ruas Appel e Tuiuti.

Veja também:

Incêndio em boate em Santa Maria é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul(245 mortos)

No ginásio do CDM, há um Comitê Gestor da Crise que foi instalado no local e que tem dado apoio aos familiares. Centenas de amigos, pais e familiares estão no local em busca de informações. O procedimento, segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), é que as famílias se dirijam até o CDM, pela entrada lateral da Rua Tuiti, e lá procurem a polícia e se identifiquem. A Polícia Civil tem cadastrado os familiares e a previsão é que em uma hora, o IGP libere a entrada dos familiares no CDM. No entanto, ainda não há previsão de o horário da divulgação da relação dos nomes dos mortos.

Michele Schneid, 22 anos, que trabalhava no caixa da boate Kiss diz que, no momento do incêndio, haveria uma equipe de 23 funcionários trabalhando no local. Ela conta que as pessoas começaram a gritar “fogo” e foi intensa a correria para se abrigar nos banheiros da boate.

_ Eu escutei as pessoas gritarem ‘fogo’ e foi uma correria. Muita gente correu para os banheiros e acabou morrendo asfixiada _ relata a sobrevivente.

Na tentativa de identificar os nomes, o Instituto Geral de Perícias (IGP) tem colocado documentos de identificação — como identidade, carteira nacional de habilitação, entre outros — e celulares foram colocados nos peitos destas vítimas.

De acordo com relatos de servidores do IGP, muitos telefones dos mortos no ginásio tocam sem parar.
O primeiro caminhão, por volta das 7h20min, levou pelo menos 77 corpos, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Até o momento, famílias que estão no local estão sendo encaminhadas para o portão lateral do CDM, que fica na Rua Tuiti. Inicialmente, a perícia fará a identificação dos mortos que estavam com documentos de identificação (como identificação, carteira nacional de habilitação, entre outros). Em um segundo momento, o IGP deve fazer o reconhecimento daqueles corpos que não tenham identificação. Para isso, deve ser solicitada a ajuda de familiares e amigos no reconhecimento dos corpos.

Ainda no decorrer desta manhã, o IGP deve divulgar uma lista com a relação de vítimas que estão no CDM.

Emocionada, Presidente Dilma interrompe discurso e confirma vinda à Santa Maria

27 de janeiro de 20130

A presidente Dilma Rousseff deu um discurso muito comovida a pouco. Dilma interrompeu seu o pronunciamento, após falar que “apesar da tristeza, o Brasil irá superar”.

Presidente Dilma já está voando rumo a Santa Maria. Ela vai desembarcar no início da tarde – por volta de 13h30min. O desembarque será na base aérea de Santa Maria.

Ela estava no Chile participando da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – Uniao Européia (EU) – e antecipou sua volta ao Brasil por conta da tragédia.

Confira a íntegra:

“É uma tragédia para nós todos. E eu não vou continuar na reunião por razões também muito claras, diante do que… quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro e é lá que eu tenho de estar. E eu pedi a todos os meus ministros, que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia, para estarem lá em Santa Maria, e eu vou estar também. Falei com o prefeito, com o governador, a ministra Maria do Rosário também está lá, o ministro Padilha está indo, e há uma mobilização de recursos para que a gente possa fazer não só o resgate dos corpos, que é o apoio que nós podemos dar às famílias nessa hora, e também, eu acho, um tratamento muito rápido e muito eficiente para os feridos. O Rio Grande do Sul tem uma estrutura, ali naquela região, de saúde, mas também nós deslocaremos tudo o que for necessário. Lá tem uma grande base da Aeronáutica, e também o brigadeiro Saito já mobilizou o que pode para dar apoio lá, naquelas circunstâncias. Eu queria dizer também para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos. E, necessariamente, iremos superar, mantendo a tristeza… É isso.”

Veja onde aconteceu a tragédia

Vi: ZH



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


0 Comments



Be the first to comment!


Leave a Response

(required)